Chapada das mesas

Chapada das mesas

Este destino turístico protege 160.046 hectares de Cerrado.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica no centro-sul do Maranhão e tem como principais municípios Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz.

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos parques nacionais do Brasil. Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. São inúmeras as surpresas e aventuras que uma visita a esse parque pode revelar.

Seu nome veio por conta de seus platôs, que lembram realmente o formato de mesas de pedra. Isso se deu devido aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos. Este santuário ecológico de 160 mil hectares traz incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro, mas, sem dúvida, as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalina com temperaturas amenas, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o Parque.

Outras atrações são o trekking até o Morro das Figuras, com inscrições rupestres e as trilhas ecológicas como a que leva até o Morro do Chapéu. O entorno do Parque oferece diversos atrativos imperdíveis. São trilhas que levam a incríveis cachoeiras, mirantes, praias, passeios fluviais e muita aventura.

O local oferece possibilidades de praticar diversos esportes radicais, desde os mais leves aos mais pesados, como passeios em veículos traçados, caminhadas, rapel e a tirolesa, lembrando que a de Pedra Caída é uma das mais altas e longas do País, atingindo 1.250 metros de comprimento e cerca de 285 metros de altura. Já pensou? Sensacional.

Dicas Úteis

  • Para chegar ao Parque Nacional da Chapada das Mesas partindo da cidade de Carolina, fica a 80 km, sendo que 30 km são percorridos em estrada asfaltada (BR 230, em direção a Estreito) e os 50 km restantes, em uma trilha off road.
  • As visitas e práticas esportivas só podem ser realizadas com acompanhamento de guias de agências especializadas em esporte de aventura.
  • Recomendamos roupas leves, calçados próprios tênis para trekking, uso de protetor solar e repelente de insetos, chapéus ou bonés e manter-se hidratado.
  • Na região da Chapada das Mesas destacam-se as cachoeiras de São Romão, em Carolina e Cachoeira da Prata, onde se pode praticar rapel e canionismo (visita à cavernas).

Conheça Chapada das Mesas

Esportes

Esportes

O Maranhão apresenta condições naturais perfeitas para a prática de esportes náuticos e de praia.

Conheça agora
Ecoturismo

Ecoturismo

O Maranhão é repleto de atrações para a prática do ecoturismo em qualquer época do ano.

Conheça agora
Aventura

Aventura

O Maranhão vem sendo bastante escolhido para o turismo de aventura no Brasil.

Conheça agora