Em média, 73% dos moradores de São Luís estão com contas em atraso – Jornal do Maranhão – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

A PEIC divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), apontou algumas singularidades na economia dos ludovicenses.

Foto: Reprodução

Ao mesmo tempo em que o nível de endividados em São Luís seguiu a tendência de declínio evidenciada nos últimos meses e apresentou mais uma redução em junho, pelo segundo mês consecutivo, o nível de inadimplentes – que são as famílias endividadas com contas em atraso – apresentou crescimento. A alta de junho foi sutil, de +1,2% em relação a maio, alcançando 105 mil famílias ludovicenses.

Embora o recuo tenha sido pequeno, o levantamento mostra que nos últimos 12 meses a retração é mais notável, acumulando queda de -14,7%. Esse resultado afasta cada vez mais o nível de endividados dos patamares históricos já registrados pela pesquisa, sendo o maior deles em maio de 2021, quando o número chegou a 91,06%, como uma resposta dos efeitos da pandemia.

Segundo a Fecomécio, “o declínio no percentual de endividados em São Luís, que atualmente atinge 266,6 mil famílias, tem ocorrido consecutivamente pela dificuldade dos consumidores ludovicenses em obter crédito. Os sucessivos aumentos das taxas de juros praticadas no mercado desestimulam o consumidor a financiar imóveis, automóveis, usar o cartão de crédito e o cheque especial, por exemplo. Desta forma, as famílias passam a gastar somente aquilo que dispõem em suas rendas. Isto tem contribuído, em conjunto com a alta dos preços, para desacelerar também o consumo local”.

Quanto à inadimplência, pelo segundo mês consecutivo, o nível de inadimplentes – que são as famílias endividadas com contas em atraso – apresentou crescimento. A alta de junho foi sutil, de +1,2% em relação a maio, alcançando 105 mil famílias ludovicenses.

“O encarecimento de itens de necessidades básicas como produtos alimentícios, transporte, vestuário, energia e combustíveis ampliam o custo de vida do consumidor, tornando-se um fator que dificulta o pagamento regular das contas mensais, ao tempo em que contribui para o aumento da inadimplência”, avalia o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

Apesar do avanço tímido no percentual de inadimplentes no último bimestre, isto não demonstra uma tendência de alta, uma vez que a Peic apresenta queda de -16,5% no nível de famílias com contas em atraso, nos dados dos últimos 12 meses.

Esta redução mais acentuada é reflexo da diminuição do uso do crédito pelas famílias que estão aproveitando o atual momento econômico, de crescimento da taxa de emprego, para tentarem se manter o mais adimplentes.

Cartão de crédito é principal tipo de dívida

Foto: Reprodução

O cartão de crédito, que aparece de forma recorrente como o principal tipo de dívida registrada pelos consumidores, segue no topo da lista, apontado pelo percentual de 63,5% dos entrevistados. Embora esse número continue expressivo, o resultado de junho representa a segunda queda consecutiva para esta modalidade.

Este recuo no bimestre (maio e junho) encontra justificativa nas sucessivas altas da taxa básica de juros (Selic), deixando o custo do endividamento cada vez maior e inibindo as famílias de realizarem novas dívidas via cartão de crédito, para não acarretar o efeito ‘bola de neve’.

Mas conta em atraso é o que persegue o auxiliar de Enfermagem, Alisson Pereira, há 9 meses. A dívida com o cartão de crédito há muito tempo deixou de ser quitada no valor total. “Vai virando uma bola de neve e vai tirando o meu sono. Todo dinheiro que recebo só penso em pagar o cartão, mas ainda não tá dando”, disse.

O problema começou no ano passado quando as coisas apertaram na casa dele, e ele passou a arcar com quase todos os gastos. “Como tem coisas que não dá para deixar em atraso, como água e luz, o jeito foi deixar para trás o cartão de crédito”, completou.

Apontado por 12,3% dos entrevistados, os carnês aparecem como o segundo principal tipo de dívida da pesquisa, sendo uma referência de meio de pagamento mais fortemente utilizada por famílias com menor poder aquisitivo (até 10 salários-mínimos).

Por outro lado, o financiamento de carro, que atende a parcela de 7,3% e segue como terceiro principal responsável pelo endividamento é incentivado, principalmente, pelas famílias com renda mensal de mais de 10 salários-mínimos.

Estas famílias que tinham, anteriormente, espaço no orçamento para conseguir pagar imóveis e carros, agora estão em um momento muito desfavorável com a alta da inflação.

Nesse sentido, outro destaque da Peic está no endividamento com cheque especial (7,2%), principalmente nas famílias com menor poder aquisitivo. Tendo dificuldades para manter o seu nível de consumo, com o encarecimento dos produtos, estas famílias demostraram sentir mais necessidade de utilizar o cheque especial que apresentou alta de +4,3% em relação a maio.

Este fato aponta que as famílias com menor capacidade de renda têm encontrado, no cheque especial, uma forma de manter o consumo, o que pode contribuir para um estrangulamento da renda no curto-médio prazo, uma vez que os juros desta modalidade chegam a 7,98% na média mensal.

Você pode gostar também

Maranhão AVANÇAR »

Admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *