União para modernização de empresas do setor comercial
Os 69 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) foram marcados pelo fortalecimento da aliança das entidades empresariais do estado, em evento comemorativo realizado na última sexta-feira (26). Para celebrar a data que deu o pontapé na contagem regressiva para o jubileu de platina (70 anos), a entidade reuniu diretoria, dirigentes sindicais, economistas e representantes do Governo e do Poder Legislativo para um debate sobre inovação, cenário econômico e novas tecnologias, além de firmar um pacto pelo fortalecimento do comércio do estado.
O economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Guilherme Mercês, realizou a palestra ‘Cenários para o desenvolvimento econômico por meio da inovação’, dando início ao debate empresarial a partir da discussão de temáticas como 5G, PEC Kamikaze, cenário econômico nacional e internacional, tendências de mercado, comércio varejista, inflação, juros, consumo das famílias, dentre outras.
“É necessário debatermos pautas que incluam as grandes transformações tecnológicas e sociais que serão cada vez mais frequentes nos próximos anos, entendendo como o comércio e serviço estão inseridos neste contexto. São diálogos intersetoriais como este que ajudam a sinalizar políticas públicas e mostram os desafios que temos pela frente, sobretudo no âmbito de setores como infraestrutura, qualificação de mão de obra e legislação”, apontou Guilherme Mercês.
A programação dos 69 anos da Fecomércio também integrou o mês de atividades da Associação Comercial do Maranhão (ACM), que fez 168 anos no último dia 21. Na abertura das atividades, o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó ressaltou a importância da união das entidades de classe em prol do desenvolvimento do setor produtivo.
“Comemoramos nosso aniversário com muita satisfação pelo legado de ações construído até aqui, em benefício do comerciante, do comerciário e dos sindicatos empresariais. A união de forças que somamos hoje trará frutos muito positivos em uma agenda robusta de atividades para o comércio maranhense”, ressaltou Maurício Feijó.
Guilherme Mercês, Maurício Feijó e Danivan Lacerda, superintendente do Banco do Nordeste no Maranhão
Comitê do Comércio – Durante o evento, as entidades empresariais deram mais um passo para intensificar as ações conjuntas pelo fortalecimento do setor terciário, com a assinatura do Termo de Compromisso para criação do Comitê do Comércio no Maranhão.
O protocolo de intenções prevê união de forças a partir da consolidação de um Comitê Gestor Interinstitucional, com a participação da rede de instituições que compõe as entidades parceiras, a exemplo de sindicatos filiados, câmaras de dirigentes lojistas e associações empresariais, de modo a ampliar o alcance das atividades a serem discutidas, planejadas e executadas por meio da união da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Fecomércio-MA. Com a iniciativa será consolidado um pacote de ações, projetos e estudos técnicos focados no desenvolvimento produtivo do setor comercial maranhense.
“A proposta de colaboração recíproca em atividades de apoio ao desenvolvimento comercial do estado, surge a partir da demanda das entidades de representação empresarial, por uma maior defesa do comércio no estado, desenvolvendo os segmentos que o integram. Com a pandemia, percebeu-se a necessidade de dialogar cada vez mais com o poder público e demais setores”, completa Maurício Feijó.
O Termo de Compromisso selou um pacto inédito para o empresariado estadual, sendo um marco para o fortalecimento da economia maranhense.