Desafio do Brasil é demonstrar benefícios ao comércio agrícola
A presidência do Brasil no G20 será vitrine para o país, que poderá mostrar ao mundo como o desenvolvimento sustentável é prioritário, com reflexos nas ações do governo federal, mas também na iniciativa privada. Essa foi uma das avaliações do webinar ABAGTALKS – Agronegócio e Geopolítica: o papel do Brasil frente às novas regulamentações estrangeiras, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), nesta segunda-feira, 13 de agosto.
Moderador do debate, Ingo Ploger, vice-presidente da ABAG e coordenador do Comitê de Relações Internacionais, observou que essa atuação acontece em um momento de enfraquecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC), entidade concebida orginalmente para facilitar formalização de conflitos e estabelecer acordos comerciais entre países.
Com a OMC eclipsada, diferentes blocos econômicos têm se movimentado para ocupar esse espaço de negociação.
Nesse contexto, o desafio geral do Brasil é o de demonstrar benefícios que o comércio agrícola gera para todas as partes, conforme destacou o embaixador Luiz Fellipe Schmidt, primeiro-secretário e chefe da Divisão de Política Agrícola do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que participou do webinar como debatedor, no lugar do embaixador Fernando Pimentel.
“Sempre nos deparamos, de alguma forma, com o protecionismo comercial. No agronegócio, isso pode ser visto de forma destacada, como países com graus de subsídios muito grandes”.
Em sua avaliação, esse protecionismo também se manifesta na forma de barreiras, com justificativas exógenas ao sistema de comércio entre países, a exemplo de barreiras fundamentadas em questões ambientais. Essa estratégia vem sendo utilizada para imposição de iniciativas unilaterais, especialmente por países com poder econômico ou capacidade de influenciar a agenda global.
“Dessa forma, o desafio da sustentabilidade é a horizontalidade que ela provoca, exigindo uma atuação multidisciplinar e multissetorial. Uma ação defensiva, por exemplo, precisa ser feita de maneira coordenada para que seja efetiva”, acrescentou.
No webinar ABAGTALKS, Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) – que também participou como debatedora –, destacou que a interface entre comércio e desenvolvimento sustentável veio para ficar, gerando interrogações, riscos e oportunidades.
“Percebemos nessa mudança geopolítica que outros objetivos de políticas públicas passaram a influenciar nas políticas comerciais”, pontuou.
A seu ver, os países que construíram o comércio multilateral, atualmente, estão atuando de uma forma diferente em prol de outras políticas.
Ela ressaltou que o Brasil possui posição privilegiada por ser referência em temas como segurança energética e alimentar, proteção ambiental e por estar distante geograficamente de regiões onde há conflitos armados.
“Estamos bem-posicionados diante das dificuldades, mas elas existem. Ou seja, o mundo está mais desafiador para o Brasil exercer esse potencial em sua plenitude”, afirmou.
Mencionou ainda o fato de que o produto brasileiro pode ser mais bem trabalhado a partir de seus atributos de sustentabilidade.
O webinar da ABAG ainda tratou sobre o mercado de carbono, no qual Ploger destacou a importância de se tratar do ativo ambiental nas discussões internacionais; da maior integração entre o ente público e a iniciativa privada; a reestruturação da OMC e a união dos países da América Latina, no qual Schmidt lembrou que o Brasil tem conseguido atrair os países da região para tratar em conjunto dos desafios comuns – um exemplo foi o documento emitido pela América Latina na reunião da OMC no ano passado.
“A OMC precisa ser fortalecida, para ter sua capacidade de ação restaurada. O Brasil vai ser proativo nessa ação”, enfatizou.
Tatiana Prazeres ponderou ainda que o mundo caminha para uma economia de baixo carbono, e que o Brasil possui uma matriz energética limpa, renovável e barata, podendo se posicionar no mundo como um destino de capital de investimento, por ter uma menor pegada de carbono e, ao mesmo tempo, como fornecedor para países que buscam diversificar sua matriz energética.
“Esse é um novo momento para o Brasil, e podemos fazer bom uso dele tendo um esforço em conjunto da iniciativa pública e do setor privado”, destacou.
Автор статьи представляет информацию о событиях и фактах с акцентом на объективность и достоверность.
Автор представляет альтернативные взгляды на проблему, что позволяет получить более полную картину.
Я нашел эту статью чрезвычайно познавательной и вдохновляющей. Автор обладает уникальной способностью объединять различные идеи и концепции, что делает его работу по-настоящему ценной и полезной.
Unquestionably believe that which you stated. Your favorite reason appeared to be on the net the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people consider worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks
What’s up it’s me, I am also visiting this web page on a regular basis, this web site is genuinely nice and the viewers are actually sharing pleasant thoughts.
Статья содержит полезную информацию, которая может быть полезной для практического применения.
Надеюсь, что эти комментарии добавят ещё больше положительных настроений к информационной статье!
艾一帆海外版,专为华人打造的高清视频平台结合大数据AI分析,支持全球加速观看。
For үour child starting Secondary 1, secondary school math tuition ƅecomes
essential tߋ build a growth mindset іn math.
Lor lor, іt’s Ƅecause of hаrd work tһat Singapore leads іn world math.
Parents, use real-life ѡith Singapore math tuition’ѕ scenarios.
Secondary math tuition fixes virtually. Ꮤith secondary 1 math tuition, ratios prosper еarly.
Creative writing іn secondary 2 math tuition describes evidence.
Secondary 2 math tuition mixes literacy ԝith numeracy. Expressive secondary 2 math tuition boosts communication. Secondary
2 math tuition establishes diverse skills.
Тhе stakes are һigh for secondary 3 math exams, аѕ
they precede О-Levels by merеly a үear,
making leading grades аn entrance to confident preparation. Excelling helps іn ɡetting
approved fоr hіgher-level math courses,
ԝhich ɑгe prerequisites for A-Level sciences. Іt cultivates discipline tһat
equates tߋ general scholastic and individual development.
Ιn Singapore, secondary 4 exams commemorate artistic math.
Secondary 4 math tuition ѕhows fractal art.
Tһiѕ blend encourages Օ-Level efforts.
Secondary 4 math tuition merges disciplines.
Ᏼeyond school preparation, math serves as an essential talent іn exploding ΑI, critical fⲟr robotics іn manufacturing.
True proficiency іn math comes fгom loving the subject and incorporating іts principles intо real-life daily experiences.
Τhe іmportance lies in exposing students tօ innovative question twists foᥙnd in papers from different Singapore secondary
schools.
Students іn Singapore achieve bettеr math exam outcomes νia online tuition е-learning featuring collaborative mind-mapping tools.
Steady leh, Ԁߋn’t panic sia, kids mаke friends in secondary school fаѕt, let thеm enjoy.
My һomepage :: primary math tuition