Belo Horizonte, BH, 27, (AFI) – O ex-meia Rafinha, com passagens por Cruzeiro e Coritiba, foi às redes sociais para reclamar de uma confusão inusitada envolvendo Raphinha, atacante do Barcelona e da Seleção Brasileira. Após declarações polêmicas do jogador do Barça antes do clássico contra a Argentina, torcedores argentinos invadiram as redes do ex-jogador para atacá-lo, confundindo-o com o atual atleta da Seleção.
Raphinha havia afirmado que daria “porrada neles” em referência aos argentinos, o que gerou grande repercussão na imprensa e entre torcedores. A fala foi feita em entrevista a Romário, e após a goleada sofrida pelo Brasil por 4 a 1, a declaração foi resgatada e usada para provocar o jogador – e, por engano, Rafinha.
Nas redes sociais, o ex-meia se manifestou de forma bem-humorada, mas lamentou o episódio:
“P**, Raphinha. Aí não, né?! Os argentinos ‘tudo’ me xingando depois da merda que você falou.”**
No entanto, nem todas as mensagens foram apenas provocações esportivas. Em entrevista, Rafinha revelou que recebeu mensagens racistas e afirmou que pode tomar providências caso os ataques continuem.
“Não tinha entendido o porquê das mensagens, li algumas e tem, infelizmente, racismo, me chamando de macaco, esse tipo de coisa. Algo que nunca passei na carreira, estou passando agora. A maioria é desse tipo, fui até apagando. A gente já viu muitos casos dos argentinos com os brasileiros, eles acham ‘normal’, e não tem nada de normal nisso.”
A POLÊMICA
A declaração de Raphinha, que gerou a confusão, veio em tom descontraído durante uma entrevista com Romário, mas repercutiu mal na imprensa argentina. O atacante foi questionado sobre o confronto contra a Argentina e respondeu:
Romário: “Jogar contra a Argentina, nossa maior rival, e agora, graças a Deus, sem o Messi. Porrada neles?”
Raphinha: “Porrada neles. Sem dúvida. Porrada neles! No campo e fora de campo, se tiver que ser!”
Após a polêmica, Nicolás Tagliafico, lateral da Argentina, afirmou que Raphinha tentou justificar suas palavras alegando que “traduziram mal” sua fala.
A CARREIRA DE RAFINHA
Aos 41 anos, Rafinha se aposentou em 2022, após uma trajetória de destaque principalmente por Coritiba e Cruzeiro. No Coxa, ele foi tetracampeão paranaense e campeão da Série B, enquanto no Cruzeiro conquistou duas Copas do Brasil e dois Campeonatos Mineiros. Ele também passou por Portuguesa, São Paulo, Grêmio e Goiás ao longo da carreira.
Agora aposentado, Rafinha jamais imaginou que voltaria a ser assunto por conta de uma confusão com outro jogador – e espera que as ofensas racistas recebidas não fiquem impunes.