Brasileiros estreiam em busca de um bom começo

A fase de grupos da Copa Sul-Americana começa nesta quarta-feira (2), com três times brasileiros em campo. Corinthians, Vasco, Vitória e Grêmio estreiam na competição enfrentando adversários de diferentes estilos, com desafios que vão desde a altitude peruana até o favoritismo em jogos fora de casa. Confira os detalhes das partidas desta rodada.

ESTREIA EM CASA

O Corinthians inicia sua caminhada na Sul-Americana enfrentando o Huracán na Neo Química Arena. Após a conquista do Paulistão, o técnico António Oliveira poupou jogadores na rodada do Brasileirão contra o Bahia e pode repetir a estratégia devido ao calendário apertado. O meia Garro, lesionado, viajou para a Espanha para tratar o joelho e desfalcará a equipe por tempo indeterminado. Além disso, o goleiro Hugo Souza pode ficar fora por até um mês com suspeita de lesão muscular.

A comissão técnica definirá o time titular apenas após o treino desta terça-feira, ponderando entre poupar atletas e evitar tropeços na fase de grupos. O Timão é favorito no Grupo C, que também conta com América de Cali (COL) e Racing (URU). O Huracán, por outro lado, vive excelente fase na Argentina, estando invicto nos últimos oito jogos do Apertura, com seis vitórias e apenas quatro gols sofridos em 11 partidas. O atacante Eric Ramírez e o meio-campista Leonardo Gil são as principais armas dos argentinos.

RETORNO DO LEÃO

De volta à Copa Sul-Americana após oito anos, o Vitória recebe a Universidad Católica-EQU no Barradão tentando superar um momento turbulento na temporada. O Leão foi vice-campeão baiano, caiu na Copa do Brasil e estreou com derrota no Brasileirão. A competição internacional surge como uma oportunidade de reabilitação.

O adversário equatoriano, por sua vez, atravessa um bom momento na Série A do Equador, com apenas uma derrota em seis jogos. A equipe conseguiu sua vaga na fase de grupos nos pênaltis e agora tenta surpreender jogando fora de casa. O Vitória quer aproveitar o fator local para iniciar bem sua trajetória no Grupo B.

DUELO NO CENTENÁRIO

Pelo Grupo C, Racing (URU) e América de Cali (COL) se enfrentam no Estádio Centenário, em Montevidéu. O América, equipe mais tradicional, busca uma boa estreia diante do Racing, que tenta surpreender. O resultado interessa ao Corinthians, que está na mesma chave.

INÍCIO DO IMORTAL

O Grêmio estreia na Sul-Americana enfrentando o Sportivo Luqueño no Paraguai. Depois de um início de temporada irregular e a perda do título gaúcho para o Internacional, o Tricolor venceu na estreia do Brasileirão e quer manter a boa fase. Com um elenco superior tecnicamente, o time de Gustavo Quinteros é favorito diante do lanterna do Campeonato Paraguaio, que possui o pior ataque da competição nacional.

O Grupo D ainda conta com Atlético Grau (PER) e Godoy Cruz (ARG), que se enfrentam no Peru em outro jogo da rodada

VOLTA À AMÉRICA

O Vasco retorna às competições internacionais após cinco anos e já tem um grande desafio na estreia: enfrentar o Melgar na altitude de Arequipa (2.300m). O time peruano lidera seu campeonato nacional com 100% de aproveitamento e chega embalado para o confronto.

O Cruz-Maltino venceu o Santos na primeira rodada do Brasileirão, mas segue oscilando na temporada. A equipe carioca precisará se adaptar rapidamente às condições adversas para tentar pontuar fora de casa no Grupo G.

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

A Copa Sul-Americana 2025 conta com 32 equipes divididas em oito grupos de quatro times. Na fase de grupos, os clubes jogam entre si em turno e returno, com apenas o líder de cada chave avançando diretamente para as oitavas de final. Os segundos colocados disputam um playoff contra os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.

A partir das oitavas, os confrontos são eliminatórios em jogos de ida e volta. A final será disputada em jogo único no dia 22 de novembro, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Admin