Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 23 (AFI) – Dois dos maiores clubes do futebol brasileiro, São Paulo e Flamengo, decidem na tarde deste domingo, dia 24 de setembro, a partir das 16 horas, o título da Copa do Brasil de 2023. O Tricolor paulistano jamais ganhou este troféu e tem neste domingo a chance de, com apenas um empate, levantar a taça. O rubro negro carioca, por sua vez, já venceu este torneio por quatro vezes e tenta nesta partida faturá-lo pela quinta.
Como venceu o jogo de ida no Maracanã, o São Paulo só precisa de um empate por qualquer placar para ser campeão. Já o Flamengo vai precisar da vitória por diferença de dois gols ou, se apenas vencer por diferença mínima, a decisão irá para os pênaltis como já aconteceu algumas vezes nesta Copa.
Apesar de ter vencido no Rio de Janeiro, não podemos indicar o São Paulo como favorito deste jogo. Ele já provou que pode vencer o Flamengo dentro ou fora de casa, mas o rubro negro carioca também tem time para reverter a atual vantagem são-paulina.
SÃO PAULO, PROVÁVEL CAMPEÃO
Como não gosto de ficar em cima do muro, apontaria o São Paulo como provável campeão, porque, além de só precisar de um empate, terá ao seu lado mais de sessenta mil torcedores para empurrá-lo. Além disso, lembro que o Tricolor tem 63 por cento de aproveitamento nas finais que disputou neste ano no Morumbi e, em seu estádio, só perdeu três vezes por 2 gols de diferença em 2023.
Dorival Júnior, técnico tricolor, ganhou a Copa do Brasil do ano passado como treinador do Flamengo. Desta vez, estará do outro lado, tentando ser bicampeão deste que é um dos mais importantes torneios oficiais de futebol disputados no Brasil.
Como ocorre nestas ocasiões, os treinadores escondem suas escalações, mas os dois times devem, em tese, repetir a maioria dos nomes dos jogadores que iniciaram a partida do Maracanã domingo passado. O São Paulo, de Dorival, por isso mesmo, deve contar com Rafael. Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista. Pablo Maia, Alisson e Rodrigo Nestor. Wellington Rato, Lucas Moura e Calleri.
FLAMENGO COM ARRASCAETA
Já o Flamengo, terá certamente uma alteração em relação ao primeiro jogo. Arrascaeta, seu maior talento, recuperou-se de uma contusão que o afastou do jogo de ida, e deve entrar em campo. No mais, o Flamengo contará com Matheus Cunha. Wesley, Fabricio Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas. Vitor Hugo ou Everton Ribeiro, Pulgar e Gerson. Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta.
O árbitro indicado pela CBF é Bráulio da Silva Machado, de Santa Catarina. Ele é árbitro FIFA e me pareceu uma boa escolha do Departamento de Arbitragem da entidade que administra o futebol do Brasil.
MEGAEVENTO
O jogo deste domingo no Morumbi está sendo tratado como um megaevento. Todas as ruas e avenidas da região onde fica o estádio Cícero Pompeu de Toledo serão interditadas a partir das 9 horas da manhã. Em comum acordo com suas torcidas organizadas, em especial, a Independente, o São Paulo preparou um esquema especial para recepcionar o ônibus que levará os jogadores e a comissão técnica da Barra Funda até o estádio do Morumbi.
Milhares de torcedores com fogos e bandeiras estarão à espera do ônibus com a promessa de fazer muito barulho e uma festa gigantesca para recebê-lo nas imediações do estádio. Haverá também torcedores que, em seus próprios carros, acompanharão o ônibus da concentração até o estádio, fazendo um cortejo que vai movimentar e agitar todas as ruas por onde o ônibus tricolor vai passar.
Pouco antes do jogo começar, a Esquadrilha da Fumaça vai sobrevoar o Morumbi soltando fumaça com as cores dos dois finalistas da Copa. E aqui vamos apresentar mais alguns detalhes levantados por especialistas em decisões no futebol brasileiro.
1 – Arboleda e Beraldo, dupla de zagueiros internos do São Paulo, foram considerados os mais eficientes nesta Copa do Brasil tanto no desarme como nas bolas altas. Hoje, isso será fundamental para o São Paulo, já que só precisa de um empate para ser campeão.
2 – O técnico Jorge Sampaoli, do Flamengo, perdeu todos os jogos que disputou contra o São Paulo como visitante.
3 – Vencedor do jogo do Morumbi neste domingo receberá de prêmio 70 milhões de reais.
Confira também: