Com a presença do governador Carlos Brandão e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a pedra fundamental de ampliação do Centro de Saberes Tenetehar Tukàn, no município de Amarante do Maranhão, foi lançada nessa quarta-feira (11). O ato corresponde ao passo inicial para a instituição tornar-se uma universidade dentro de um território indígena, a primeira do Brasil.
O objetivo do Centro de Saberes Tenetehar é desenvolver ações que promovam educação, saúde, cultura, produção agrícola e preservação ambiental, voltadas à integração e autonomia dos povos indígenas da Terra Indígena (TI) Araribóia. O Centro também trabalha com educação bilíngue, em Tupi e português, para crianças, jovens e adultos de todas as idades.
O governador Carlos Brandão definiu o momento como uma data histórica para mostrar a força da união em prol dos povos originários e inspirar o mundo.
“Plantamos uma semente para criar a universidade indígena, e será a primeira do Brasil em território originário. Será uma referência não só para o Maranhão, mas para o Brasil e para o mundo. É uma oportunidade ímpar, e nós temos que lutar pelos direitos dos povos indígenas. O que estamos fazendo aqui é dando cidadania, e eu não tenho dúvida que esta obra será um grande legado. Estamos muito felizes por realizar esse sonho”, afirmou Brandão.
A ministra Sônia Guajajara definiu o ato como a abertura de novas portas para os povos originários. “É um momento histórico, e o lançamento dessa pedra fundamental representa a inauguração de uma universidade indígena dentro de um território indígena, aqui no Araribóia. A partir daqui temos uma abertura de portas para que a juventude possa entrar e concluir o Ensino Superior, essencial nos dias de hoje”, comentou a ministra.
Na ocasião, também foram assinados protocolos de intenções entre o Instituto Tukán, responsável pelo Centro de Saberes, com a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) e com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). As parcerias permitirão que sejam oferecidos diversos cursos na unidade.
“É um momento importante e único para a história do Maranhão e da educação, sobretudo respeitando os direitos humanos, respeitando a origem e a história dos povos originários. É um marco na história do Maranhão e do mundo, pois teremos a primeira universidade indígena. Eu fiquei muito emocionada”, frisou a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz.
O presidente do Instituto Tukán, Sílvio Guajajara, ressaltou a importância da ampliação do Centro de Saberes para a transformação em uma universidade. “Para o nosso povo é de suma importância essa inauguração, pois é um passo firme para a retomada da nossa educação indígena. Isso vai fortalecer tanto os nossos jovens quanto os nossos professores. É o fortalecimento da nossa cultura, língua e identidade”, disse.
Também presente na cerimônia, a diretora executiva do Instituto Tukán, Fabiana Guajajara, definiu o momento como um divisor de águas.
“É um divisor de águas para o nosso povo e para outros povos. É um momento único, pioneiro e com o protagonismo indígena, então é mais do que especial. O nosso sentimento é de gratidão, e sabemos que novos desafios estão por vir”, declarou.
Parceria – lançamento da etapa inicial da obra conta com o patrocínio da Equatorial e da Fribal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Maranhão. O projeto inicial envolvia o registro fotográfico dos povos originários e foi crescendo com outras propostas, o que uniu as empresas, a gestão estadual e o apoio da gestão federal, resultando na proposta da universidade.
“Uma coisa que eu já tinha dito anteriormente é que a união de setores do governo e de todos os entes, como a iniciativa privada, traz uma energia muito grande que viabiliza esse tipo de iniciativa. Tenho certeza de que em pouco tempo vamos colher frutos desse trabalho e mostrar para o mundo a força que tem a união desses entes para a comunidade organizada”, observou o diretor-geral da Fribal, Carlos Schmidt.
O diretor presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, definiu como motivo de orgulho a participação no projeto.
Это помогает читателям получить полное представление о сложности и многогранности обсуждаемой темы.
Undeniably believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be on the net the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people think about worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks
Мне понравилась организация информации в статье, которая делает ее легко восприимчивой.
Я бы хотел выразить свою благодарность автору этой статьи за его профессионализм и преданность точности. Он предоставил достоверные факты и аргументированные выводы, что делает эту статью надежным источником информации.
Я восхищен тем, как автор умело объясняет сложные концепции. Он сумел сделать информацию доступной и интересной для широкой аудитории. Это действительно заслуживает похвалы!
Hi, I think your site might be having browser compatibility issues. When I look at your blog in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, amazing blog!
It’s going to be finish of mine day, but before end I am reading this great article to increase my experience.
Статья предлагает конкретные примеры, чтобы проиллюстрировать свои аргументы.
Hello, just wanted to mention, I loved this post. It was practical. Keep on posting!
Статья содержит обновленную информацию и факты, подтвержденные надежными источниками.
Статья содержит дополнительные ресурсы для тех, кто хочет глубже изучить тему.
Мне понравилась четкая и последовательная логика аргументации автора в статье.