A escola de samba Unidos da Tijuca, que fica na Gamboa, região portuária da cidade, vai ganhar uma nova quadra de ensaios, totalmente remodelada, com investimento previsto de R$ 13,5 milhões.
O terreno de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados (m²), localizado próximo à Cidade do Samba, faz parte das ações municipais voltadas ao fortalecimento do Carnaval e da cadeia produtiva cultural da cidade.
A obra tem prazo estimado de nove meses para conclusão, e o objetivo é ampliar a infraestrutura permanente das escolas de samba, permitindo o uso dos equipamentos culturais ao longo de todo o ano.
Após ocorrido com Jonas, Paulo Augusto é expulso do BBB26
Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz
“Carnaval não é só o momento incrível desses dias, da semana do Carnaval propriamente dita, mas as escolas de samba são instituições que dão identidade à nossa cidade”, destacou o prefeito Eduardo Paes.
No térreo, o projeto prevê a implantação de uma quadra coberta, palco, depósito de bateria, camarim e pátio descoberto. O espaço contará ainda com loja, bilheteria, três bares, cozinha, posto médico com acesso exclusivo para ambulância, banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência, além de elevador.
No pavimento superior, haverá um mezanino com camarote, setor administrativo, banheiros, terraço descoberto e bar de apoio. Toda a estrutura foi projetada para garantir acessibilidade, segurança e conforto, em conformidade com as normas técnicas vigentes.
“Isso vai mudar tudo na história da escola de samba. Vai favorecer a comunidade, o turista, os profissionais, vai gerar mais emprego. Vai ser uma quadra que vai funcionar o ano inteiro, 365 dias por ano”, avaliou o presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, Fernando Horta.
Polícia apura linchamento de jovem acusado injustamente de homicídio
TSE recebe até esta sexta sugestões para regras das eleições 2026
De acordo com a prefeitura, o espaço contribui para a sustentabilidade institucional da escola, fortalece a geração de emprego e renda e valoriza os profissionais envolvidos na produção do Carnaval.