Tribunal Regional Eleitoral faz demonstrações da urna biométrica no fim de semana no Distrito Federal, para familiarizar o eleitor com a urna eletrônica (José Cruz/Agência Brasil)
Na capital, serão em 8,6 mil mesárias e mesários
As 6 zonas eleitorais de São Luís começaram a treinar as mesárias e os mesários que irão atuar nas eleições de 2022.
Em São Luís serão em torno de 8 mil e 600 mesárias e mesários atuando nas 2.150 seções eleitorais, sendo que em cada seção são presidente de mesa, 1º mesário, 2º mesário e secretário.
São treinados presencialmente as (os) presidentes de mesa e a (o) 1º mesária (o). Já as (os) demais utilizam o sistema EAD para a capacitação.
As mesárias e os mesários recebem treinamento sobre como desempenhar a função para que nenhum problema ocorra durante as eleições e para que sejam passados os atuais procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.
São escolhidos como mesárias e mesários eleitoras e eleitores maiores de 18 anos em situação regular com a justiça eleitoral e não filiados a partidos políticos.
Vantagens – A (o) mesária (o) tem como vantagens a dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação para o dia da eleição e, se forem universitários, créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior (desde que conveniadas com TRE), além de isenção de taxa de inscrição em concurso público estadual (com previsão no edital) e vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, também se houver previsão no edital.
Cronograma dos treinamentos