Evento homenageia bicentenário de Gonçalves Dias
Foi aberta na noite de sexta-feira (13), a 16ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), considerada o maior evento literário do Maranhão. A versão deste ano, que homenageia o bicentenário do poeta Gonçalves Dias, segue até o dia 22 de outubro, na Praça Maria Aragão, no Centro da capital.
Trata-se de uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Educação (Semed).
A 16ª FeliS conta com a seguinte estrutura:
-
- Estandes para comercialização de livros;
- Estandes para Sebo Literário;
- Estandes de editoras das Universidades e Academias de Letras;
- Dois auditórios para realização de palestras e apresentações artísticas, com capacidade para 150 pessoas cada;
- Espaço para lançamento e sessão de autógrafo de livros;
- Espaço para recepção de crianças com programação infantil, com a equipe da Biblioteca Municipal José Sarney;
- Carro Biblioteca Semed com equipe da coordenação de educação infantil;
- Carro Biblioteca Semed com equipe da coordenação de Ensino Fundamental;
- Bibliosesc – Biblioteca Móvel do Sesc, com programação de contação de histórias, oficinas e mediação de leitura;
- Área para Artesanato, um espaço para exposição e venda de artesanato local;
- Praça de alimentação e Food truck.
Novidades – A grande novidade deste ano é a projeção de vídeo mapping na estátua de Gonçalves Dias, situada na praça que leva seu nome, que apresentará poemas diariamente, proporcionando um toque especial à feira. Além disso, os estudantes da rede pública de ensino receberão um vale-livro exclusivo para a compra de livros na feira.
A Feira do Livro de São Luís atrai caravanas de estudantes de mais de 10 municípios do interior do estado, demonstrando seu impacto educacional e cultural em toda a região. Em média, a FeliS recebe por edição cerca de 150 mil visitantes e tem como público-alvo estudantes de escolas da rede pública e privada, assim como universitários, educadores, artistas, escritores e sociedade em geral.
Com uma programação variada e gratuita, que abrange todas as faixas etárias, a 16ª FeliS inclui desde contações de histórias e espetáculos infantis até palestras, rodas de conversa, aulas-show, seminários, oficinas, minicursos, exposições, lançamento de livros, sessões de cinema, bate-papos, visitas às escolas, performances teatrais, além de outras atividades.
Homenageado – Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, no Maranhão, em 1823. Ele foi um poeta, professor, jornalista e teatrólogo brasileiro. É lembrado como o grande poeta indianista da Primeira Geração Romântica. Deu romantismo ao tema índio e uma feição nacional à sua literatura. É considerado um dos melhores poetas líricos da literatura brasileira. É Patrono da cadeira n.º15 da Academia Brasileira de Letras.
Convidados – A edição deste ano da FeliS contará com a presença de renomados escritores. Entre os convidados ilustres, está o cubano Marcial Gala, autor do aclamado romance ‘A Catedral Negra’, que recebeu o prêmio Alejo Carpentier em 2012, bem como o prêmio da crítica de melhor livro publicado em Cuba no mesmo ano.
Além de Gala, a FeliS contará com a participação de outros escritores, como Paula Pimenta, Salgado Maranhão, Rodrigo Faour, Luciano Pontes, Andrea Prestes, Sônia Rosa, Cristóvão Tezza, Daniel Munduruku e o carioca Raphael Montes, conhecido por suas envolventes histórias de suspense, crime e terror, incluindo os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’ e ‘Jantar Secreto’.