CONVERSA FRANCA
Comércio livre no feriado
A Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio) informa que o comércio lojista da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) tem autorização para funcionar nesta quinta-feira (12), feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida. Pela decisão firmada entre a Federação e os sindicatos patronais e dos comerciários, por meio das Convenções Coletivas de Trabalho, os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem funcionar nesse dia, das 8h às 18h, enquanto as lojas de Shopping Centers podem abrir as portas das 10h às 22h.
Para o funcionamento, as empresas deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, uma vez que o trabalho nesse dia é considerado extraordinário. Além disso, deverá ser paga uma gratificação no valor de R$ 40,00 aos empregados convocados ao trabalho neste dia.
No dia 23 de outubro (segunda-feira), Dia do Comerciário, o comércio lojista da Grande Ilha estará de portas fechadas em comemoração à data, destinada ao descanso da categoria, conforme previsto em Convenção Coletiva, sendo vedada a abertura dos estabelecimentos comerciais neste dia. A Fecomércio-MA recomenda aos consumidores dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar que antecipem suas compras.
Movimento no aeroporto
O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) está se preparando para receber uma grande movimentação de passageiros neste feriado de Nossa Senhora Aparecida – que também é o Dia das Crianças – comemorado em 12 de outubro.
De acordo com projeções da CCR Aeroportos, concessionária responsável pela administração do Hugo fa Cunha Machado, aproximadamente 20.944 passageiros devem embarcar e desembarcar no terminal da capital maranhense em viagens de lazer, até o próximo domingo, dia 15.
Lançamento da Inpasa
Ao discursar no lançamento da pedra fundamental da sua unidade no município de Balsas, o vice-presidente da inpasa, Rafael Ranzolin, disse que a companhia encontrou no Maranhão uma grande oportunidade para desenvolver não apenas o etanol do milho.
“Desenvolveremos também o produto a partir de outras culturas focadas em biocombustíveis, entrando com tecnologias agronômicas novas nas áreas que apenas produzem cereais. Vamos produzir muito e em grande escala”, frisou Ranzolin.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Já que para chamar Hamas de grupo terroristas é preciso a ONU classificar como tal, não se pode chamar também os movimentos do 08 de janeiro também de atos de terrorismo?
Fiema prestigia Inpasa
O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Cláudio Azevedo, que é presidente também do Centro das Indústrias do Maranhão (Ciema), representou a entidade, terça-feira (10), no lançamento da pedra fundamental da Inpasa, que é um importante fabricante de etanol à base de milho, no município de Balsas, na região Sul do Estado.
O evento contou com as presenças do vice-presidente, Geraldo Alckmin; do governador Carlos Brandão e outras lideranças
Terreno do Senai
A Prefeitura de Balsas apresentou, na última segunda-feira (09), a área doada para a construção de uma unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Participaram da visita ao terreno o vice-presidente executivo da Fiema, Cláudio Azevedo; o superintendente regional do Sesi, Diogo Lima; o prefeito Erick Silva; o vice-presidente Fabio Nahuz; a diretora Cintia Ticianelli; além do diretor regional do Senai, Raimundo Arruda, e do diretor do setor de convênio municipal, Alfredo Costa.
Seletivo do Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Maranhão lançou processo seletivo para vagas de estágio e formação de cadastro de reserva. São 13 vagas para os cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, cursos relacionados às Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Rádio/TV), Engenharia Civil e Pedagogia.
As inscrições ocorrem de 17 a 22 de outubro deste ano. As vagas são destinadas a estudantes de São Luís e de Imperatriz.