Ferramenta para quebra do babaçu será apresentada no evento
Desta quinta-feira (07) ao próximo sábado (09), será realizada na Lagoa da Jansen, em São Luís (MA), a 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), organizada pela Secretaria de Agricultura Famliar (SAF). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) marcará presença com palestras técnicas, roda de conversa, exposição de produtos alimentícios do babaçu desenvolvidos em parceira com quebradeiras de coco, mostra presencial e virtual de tecnologias e o laboratório móvel de fertilidade dos solos – o Fertmóvel.
O evento pioneiro tem como objetivo central promover o fortalecimento da agricultura familiar, destacando inovações tecnológicas e iniciativas dos produtores rurais, além de evidenciar as riquezas e potencialidades territoriais que impulsionam a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção no Maranhão. A abertura oficial da FEMAF será no dia 7, às 17h.
As palestras dos especialistas da Embrapa serão realizadas no Espaço Conhecimento e vão abarcar temas variados relacionados à agricultura familiar:
- Dia 7 de dezembro – “Manejo e conservação do solo em áreas de cultivos agrícolas”, pelo pesquisador da Embrapa Algodão João Henrique Zonta, das 8h às 9h; “Produção e conservação de sementes de uso próprio”, com o analista João Batista Zonta, das 9h às 10h; e “Desafios e oportunidades para a agricultura familiar na produção de pequenos ruminantes”, com o pesquisador e chefe geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim.
- Dia 8 de dezembro – “A importância da transferência de tecnologia na agricultura familiar”, com o pesquisador da Embrapa Cocais José de Ribamar Veloso.
- Dia 9 de dezembro – “Alternativas para diversificação da agricultura familiar de base agroecológica” e “Sistema de produção de hortaliças em pequenos espaços”, das 10h às 11h, ministradas, respectivamente, pelo analista Carlos Eugênio Vitoriano Lopes e pelo técnico José Beserra Júnior, ambos da Embrapa Cocais.
A Roda de conversa: ”Inovação, tecnologia e negócios de impacto social com o babaçu” terá a coordenação pesquisadora e chefe-adjunta de transferência de tecnologia, Guilhermina Cayres.
Tecnologias – A ferramenta para quebra do coco babaçu, em fase de validação, poderá ser conferida no estande da Embrapa Cocais. O protótipo foi construído em parceria com as quebradeiras. A ferramenta de quebra do coco é parte de uma estação de trabalho, de uso individual, acionado manualmente e de baixo custo. A inovação não descaracteriza a essência artesanal do extrativismo e possibilita o processamento e aproveitamento integral do coco.
Estará presente também a tecnologia da Embrapa Solos e parceiros, o Fertmóvel, um laboratório móvel de fertilidade de solos que opera dentro de um furgão de 14 metros cúbicos. O objetivo é facilitar o acesso de produtores rurais a análises de solos de suas propriedades.
O laboratório é equipado para entregar uma análise de solo completa de fertilidade de rotina (pH, alumínio e alumínio + hidrogênio, cálcio/magnésio, sódio/potássio e fósforo) ao cliente num prazo máximo de 15 dias, com emissão de laudos técnicos com a recomendação de adubação e calagem de áreas produtivas dos agricultores.
A Embrapa Cocais também participara do 1º Concurso da Melhor Farinha Dagua do Maranhão. O pesquisador José de Ribamar Costa Veloso fará parte do corpo de jurados composto por especialistas renomados nas áreas de agronomia, gastronomia e cultura popular e ainda órgãos estaduais especializados para avaliar as farinhas concorrentes. Os prêmios incluem valores em dinheiro e troféu. Um dos objetivos da iniciativa é incentivar as técnicas tradicionais de fabricação artesanal do produto.
Programação da feira e inscrições – A programação oficial completa da 1ª FEMAF pode ser acessada no link: https://femaf.org/programacao/. .As inscrições para participar das atividades no Espaço do Conhecimento e no Espaço Gastronômico estão abertas. Os interessados podem se inscrever através do link: https://femaf.org/pagina-de-inscricao/.