Confronto entre Al-Ittihad e Al Ahly definirá o rival do Fluminense
Festa da torcida local em Jidá, na Arábia Saudita: o Al-Ittihad venceu por 3 a 0 o Auckland City, da Nova Zelândia, e se classificou para a segunda fase da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2023 – na qual enfrentará o Al Ahly, do Egito, em busca de uma vaga para enfrentar o Fluminense de Fernando Diniz na semifinal.
Comandado pelo técnico argentino Marcelo Gallardo, que se tornou multicampeão pelo River Plate, o estrelado time saudita do Al-Ittihad fez três gols no primeiro tempo (com o brasileiro Romarinho e os franceses N’Golo Kanté e Karim Benzema, todos com grandes atuações) e definiu o resultado com relativa facilidade.
O confronto contra o Al Ahly está marcado para a sexta-feira, 15 de dezembro de 2023, às 15 horas (de Brasília). O vencedor deste duelo será o adversário do Fluminense no dia 18, no mesmo horário. Todos os jogos ocorrem em Jidá, na Arábia Saudita, divididos entre os estádios King Abdullah Sports City Stadium e Prince Abdullah Al Faisal Stadium.
Desde o apito inicial, houve pouca dúvida sobre qual era o time favorito em campo entre Al-Ittihad e Auckland City. O atacante Romarinho – conhecido pelo torcedor brasileiro por sua frieza – arriscou um chute venenosíssimo logo no primeiro minuto, tirando tinta da trave. Quase fez um golaço relâmpago!
A equipe neozelandesa deve ter tido dificuldade para decidir quem marcar no ataque adversário; afinal, de que adiantaria bloquear Romarinho e abrir espaço para Benzema?
Não que o craque ex-Real Madrid precise de muito espaço, já que ele é capaz de criá-lo quando bem entende. Aos 20, aproveitando uma bobeada da zaga, Benzema roubou a bola, driblou os adversários com muita categoria e só não abriu o placar porque o goleiro Tracey defendeu a finalização rasteira. O gol saudita estava amadurecendo.
Depois deste “aquecimento”, a festa começou para valer oito minutos depois, aos 28, quando Romarinho recebeu passe na entrada da área e decidiu tentar outro chute forte, parecido com o primeiro, mas desta vez contando com um desvio infeliz de Tracey e com endereço certo: o fundo da rede.
O goleiro ainda impediu que Romarinho marcasse de novo no minuto seguinte com mais uma finalização de fora da área. Porém, a abertura do placar já havia fragilizado as “barreiras” que o Auckland City tanto lutava para manter em pé. Era questão de tempo até que a estrutura caísse de vez.
Por isso, entre o primeiro gol e o segundo, passaram-se apenas cinco minutos. O meia brasileiro Igor Coronado levantou a bola para a área, o goleiro afastou, e a redonda caiu no letal pé direito de Kanté, que emendou uma bomba de primeira e anotou um golaço (digno de sua carreira como campeão da Copa do Mundo da FIFA 2018™ com a França).
Na marca dos 40 do primeiro tempo, Fabinho começou boa jogada de troque de passes, que teve toque de calcanhar de Kanté e cruzamento rasteiro de Shanqeeti para Benzema. O centroavante francês provou por que é um dos maiores goleadores do futebol e apareceu no lugar certo, na hora certa, para empurrar para a rede.
O Al-Ittihad quase ampliou algumas vezes na etapa final, como quando Benzema driblou dois marcadores e saiu na frente de Tracey, pronto para chutar cruzado. Ou quando Igor Coronado finalizou de fora da área, com força e técnica. Mas o honroso goleiro do Auckland impediu o quarto gol do Al-Ittihad nestas tentativas.
(Com informações e imagens da Fifa)